A Comissão Nacional da UNESCO em Portugal seleccionou o projecto «Kid’s Guernica» como um dos três melhores projectos nacionais candidatos ao Prémio UNESCO – Japão para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, nesta edição de 2018.
Entre os 895 trabalhos presentes ao júri, no passado dia 4 de Maio, o vencedor foi «Por um Mundo Melhor», elaborado pelo aluno Leonel Nanque Baldé, do 9.º C da Escola D. João I, na Moita. Resta agora aguardar pelo resultado do júri internacional, que se prevê acontecer em Setembro próximo.
Num comunicado, a AMRS explica que se candidatou ao prémio com o objectivo de «partilhar um exemplo de boas práticas no domínio da educação e, neste caso concreto, na área do desenvolvimento sustentável».
Sobre a nomeação do projecto, defende que «confere um claro reconhecimento ao trabalho e empenho desenvolvidos pelas escolas», salientando que foram 4500 os alunos, do 2.º Ciclo do Ensino Secundário, que se inscreveram na sexta edição.
Mensagem de Paz
Desenvolvido pela AMRS e municípios associados, desde 2005, o projecto «Kid’s Guernica» traduz a intenção de construir «uma região atenta aos valores da paz, da liberdade, da igualdade, e solidariedade». Apoiado na famosa Guernica, de Pablo Picasso, tem ainda como objectivo «relembrar que a guerra ainda hoje é uma realidade que massacra a humanidade e que urge erradicar do mundo».
O lema deste ano foi «Arrábida Biosfera», com o intuito de reflectir sobre os temas da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, «atendendo à importância do reconhecimento de um território».
Pretende-se ainda, lê-se no texto, «promover e reforçar as questões da paz e da não-violência, através de uma reflexão sobre nossas acções com o meio ambiente, permitindo a consciencialização de comportamentos, essenciais para garantir a sobrevivência das espécies no planeta».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui