|Banco de Portugal

Dívida pública pagava 25 anos de Serviço Nacional de Saúde

O Banco de Portugal revelou o seu boletim estatístico de Maio, que aponta para uma dívida pública que continuava acima dos 240 mil milhões de euros, 126,4% do PIB, em Março deste ano.

CréditosInácio Rosa / Agência Lusa

Apesar de este valor ter descido em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador utilizado por Bruxelas, no último ano, em termos brutos subiu mais de dois mil milhões de euros, para 245,9 mil milhões de euros.

A dívida pública corresponde a mais de 25 anos da despesa com o Serviço Nacional de Saúde prevista no Orçamento do Estado para 2018. Recorde-se que as receitas do Estado já foram superiores à despesa no ano passado, descontadas as despesas com juros da dívida.

Apesar de movimentações e grupos de trabalho constituídos no início da legislatura, tanto o PS como o BE arredaram a renegociação da dívida da sua intervenção política, particularmente depois de o Governo ter rejeitado assumir o tema.

A primeira proposta para renegociação da dívida pública portuguesa surgiu há sete anos, a 5 de Abril de 2011, pela voz do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa. Na altura, o governo minoritário do PS, já demissionário, negociava com o PSD e o CDS-PP o acordo que viriam a assinar com a troika.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui