Autoeuropa: trabalhadores convocam greve para 30 de Agosto

Os trabalhadores da Autoeuropa decidiram convocar uma greve a todos turnos para o próximo dia 30 de Agosto contra as condições oferecidas pela empresa para trabalhar ao sábado.

A manter-se, esta será a primeira paralisação da fábrica da Volkswagen, em Palmela
Créditos

O anúncio da Comissão de Trabalhadores surgiu esta sexta-feira, no seguimento dos plenários realizados na fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, no distrito de Setúbal.

«A Comissão de Trabalhadores manteve sempre o diálogo com a administração no sentido de encontrar a melhor solução que salvaguardasse os interesses de ambas as partes», lê-se na nota de imprensa em que os representantes dos trabalhadores também manifestam a esperança de que a administração da Autoeuropa se disponibilize para «reatar o diálogo».

Os  trabalhadores contestam a intenção da empresa de reduzir a retribuição do trabalho e as alterações aos horários justificadas pelo esperado aumento do volume de trabalho, e avançam com o aviso daquela que será a primeira greve na fábrica da Autoeuropa. 

Actualmente, a fábrica da Volkswagen não labora ao sábado, mas este dia vai ser introduzido com o arranque da produção do novo veículo atribuído à fábrica de automóveis de Palmela: o SUV T-Roc. Em 2018 deverão ser produzidos mais de 200 mil automóveis deste modelo, o que representa o dobro da produção registada em 2016.

Os trabalhadores denunciam que, apesar de a fábrica impor o trabalho ao sábado, pretende pagar como se fosse um dia normal de trabalho. Entretanto, as negociações com a empresa, que já decorriam há algum tempo, não chegaram a bom porto, tendo sido interrompidas pela administração a 14 de Julho.  

Num comunicado distribuído esta semana na fábrica, segundo apurou o Negócios, lê-se que «A administração afirmou que irá aplicar o seu modelo de trabalho pelo facto da Comissão de Trabalhadores recusar dar o seu apoio a tais propostas. Face a esta atitude a Comissão de Trabalhadores convocou de imediato plenários para esta semana com o objectivo de marcar formas de luta e exigir outra solução».

Manuel Bravo, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul), avançou ao jornal que o pré-aviso de greve vai agora ser entregue à administração da fábrica de Palmela e ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social na segunda-feira.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui