Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Carris

Balanço «extremamente positivo». Mais de 90% aderiram à greve parcial da Carris

A adesão dos trabalhadores da transportadora Carris à greve parcial, convocada esta semana para reivindicar aumentos salariais e 35 horas semanais de serviço, é superior a 90%. 

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

Os trabalhadores da Carris iniciaram na segunda-feira uma greve parcial, que termina hoje. «O balanço que fazemos é um balanço extremamente positivo, com uma adesão superior a 90%», disse à Lusa Manuel Leal, do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP/CGTP-IN), acrescentando que se registaram «algumas situações de paralisação de turnos, na ordem dos 100%».

A greve abrangeu inicialmente motoristas e guarda-freios, aos quais se juntaram os trabalhadores das oficinas da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, operador de transportes públicos da capital.

O STRUP espera que a «adesão seja lida da parte do conselho de administração [da Carris] como uma forma de dar respostas positivas às reivindicações que estão colocadas em cima da mesa».

O sindicato exige o «aumento real dos salários», pedindo mais 40 euros mensais na tabela, depois de a empresa feito uma atualização de 60 euros – de forma a corresponder à reivindicação inicial de 100 euros. Simultaneamente, os trabalhadores exigem 35 horas semanais de serviço, incluindo os tempos de deslocação no horário de trabalho, e a atualização dos valores do subsídio de refeição para «valores aceitáveis que possam cobrir aquilo que são os custos».

Outra das reivindicações do STRUP é «a integração definitiva» dos trabalhadores da Carrisbus, que assegura a manutenção e reparação de autocarros e eléctricos, e da Carristur, que presta serviços de turismo e formação, ambas detidas a 100% pela Carris.

O STRUP espera que a reunião marcada com o conselho de administração da Carris para dia 23, às 15h, «corresponda a estas reivindicações» e que a empresa «mostre disponibilidade para dar continuidade ao processo de negociação».

Caso isso não aconteça, o STRUP – mandatado para o efeito no último plenário de trabalhadores – desencadeará um pré-aviso de greve de 24 horas para 18 de Setembro. Esse pré-aviso – adiantou Manuel Leal – abrange todos os sectores da empresa.

Recorde-se que, no passado dia 11, os trabalhadores da Carris cumpriram uma paralisação de 24 horas com uma adesão superior a 90%.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui