|Metro de Lisboa

Com a luta dos trabalhadores do metro, as conquistas vieram à superfície

Após negociações, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa suspenderam a greve agendada para hoje. A decisão foi tomada em plenários realizados ontem, onde os resultados alcançados com as negociações foram considerados positivos.

CréditosMario Cruz / Lusa

Depois de muita luta e negociações, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa alcançaram vitórias. De acordo com o comunicado da Fectrans, os avanços nas negociações com a administração da empresa atenderam a muitas das reivindicações dos trabalhadores, representando uma vitória significativa para o movimento sindical. 

A estrutura sindical destacou a determinação e unidade dos trabalhadores como fatores-chave para o sucesso das negociações que permitiu alcançar o pagamento das médias dos abonos variáveis de 2023 e 2024, assim como todas as decisões transitadas em julgado, garantindo o cumprimento das pendências judiciais.

A par destas conquistas, o ajuste dos horários foi também conquistado com a alteração dos horários dos Inspetores de Via e Oficiais de Via, alinhando-os à regulamentação e legislação vigente, como reivindicado pelos trabalhadores.

Apesar das conquistas, a estrutura afecta à CGTP-IN indicou ainda que em Janeiro de 2025 irá iniciar-se a revisão do Regulamento de Carreira, com o objetivo de alcançar um consenso até o final do primeiro trimestre, abrangendo também variáveis remuneratórias anteriores a 2023.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui