|doenças profissionais

Delphi obrigada a reintegrar trabalhadora com doença profissional

Uma trabalhadora da fábrica da Delphi, em Castelo Branco, foi reintegrada na empresa após a intervenção do sindicato, que conseguiu o seu reconhecimento como portadora de doença profissional.

Os trabalhadores da Delphi, em Castelo Branco, dedicam-se à produção de componentes para o sector automóvel
CréditosHugo Delgado / Agência LUSA

O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE CRSA/CGTP-IN), num comunicado aos trabalhadores.

No documento, o SITE CSRA afirma ter conseguido, após muita insistência, que a Delphi procedesse à reabilitação e reintegração de uma trabalhadora, reconhecida pelo Centro Nacional de Doenças Profissionais como portadora de doença profissional.

Com este processo, salienta o sindicato, «ficou demonstrado que todos os trabalhadores têm direito à reparação dos danos provocados pelos acidentes em serviço e pelas doenças profissionais, sendo esta reparação uma obrigação legal da entidade empregadora (Lei n.º 98/2009)».

Um resultado «muito positivo» e «motivo de orgulho», considera o SITE CRSA, que afirma ser exemplo de como «o sindicato existe para que os trabalhadores não estejam isolados perante as injustiças e arbitrariedades no trabalho».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui