Uma comunicação efectuada pela escola a 29 de Maio de 2017 deu conta da situação de encerramento do bar por falta de funcionários, denunciou a União dos Sindicatos de Setúbal (USS/CGTP-IN).
Segundo a estrutura sindical, a responsabilidade é da Câmara Municipal do Montijo, que aceitou a competência de gestão do pessoal auxiliar da escola. A USS acusa assim o município de deixar «mais de 500 crianças sem acesso ao pequeno-almoço», acrescentando que as mais prejudicadas «são as crianças carenciadas pois deste modo vêem vedado o acesso à primeira refeição do dia».
É ainda denunciado que a escola informou que o bar estará fechado por tempo indeterminado e que a Câmara Municipal do Montijo «tem conhecimento que uma trabalhadora está de baixa devido a doença prolongada e nada fez para repor o regular funcionamento do bar».
Para a USS, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA/CGTP-IN) e o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL/CGTP-IN), tal situação deve-se «à política de direita praticada pelos governos PSD, CDS e PS», considerando que a descentralização da Educação para as câmaras municipais cria problemas de funcionamento e defendendo a «urgente contratação de mais pessoal auxiliar para as escolas, com vínculos estáveis».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui