Apesar de o contrato colectivo de trabalho do sector determinar o pagamento em dia feriado a 200%, a empresa deixou de o fazer em Agosto de 2012, quando o anterior governo do PSD e do CDS-PP alterou a legislação laboral sobre o pagamento de horas extraordinárias e do trabalho aos domingos e feriados.
A partir de Janeiro de 2015 as alterações deixaram de se aplicar aos trabalhadores com contratos colectivos de trabalho, contudo a Eurest não retomou o pagamento aos níveis anteriores a 2012.
Após queixa do Sindicato de Hotelaria do Norte (CGTP-IN) à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), o Tribunal do Trabalho de Penafiel condenou a empresa a retomar o pagamento a 200%. Recentemente, foi o Tribunal do Trabalho de Coimbra a decidir a favor dos trabalhadores, após queixa do Sindicato de Hotelaria do Centro (CGTP-IN).
As decisões judiciais surgem na sequência do protesto dos trabalhadores da Eurest, nomeadamente nas cantinas do hospital de Penafiel e da RTP, que têm encerrado todos os feriados.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui