O pré-aviso da greve marcada para dia 31 é do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP/CGTP-IN), visando a empresa que realiza o transporte colectivo na cidade de Vila Real.
Luís Venâncio, dirigente do STRUP, afirmou ao AbrilAbril que a greve tem como objectivo exigir que a empresa cumpra com aquilo que está previsto no contrato colectivo de trabalho com a associação patronal do sector (ANTROP).
Os trabalhadores exigem que se «cumpram as oito horas diárias, as 40 semanais e o pagamento do tempo suplementar, como está regulado, com as duas folgas semanais», salientou o dirigente, acrescentanto que a empresa só dá uma.
Além do acerto de contas por todas as segundas folgas que foram trabalhadas, os trabalhadores reivindicam também que todas as tarefas complementares e deslocações decorrentes do serviço sejam incluídas nos horários, tais como a «limpeza, abastecimento ou entrega da caixa dos pagamentos», e a garantia de transporte em horário compatível para o «términus do serviço» fora da sede.
É ainda exigido o arquivamento dos processos disciplinares que a empresa levantou após a greve de 2 de Junho. Esta registou uma adesão de 80% dos motoristas, com a empresa a ser acusada de substituir trabalhadores em greve com outros não qualificados, tendo depois a PSP confirmado as queixas do sindicato.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui