|mineiros

Luta valeu a pena nas Minas da Panasqueira

«Vale sempre a pena lutar», destacou o STIM num comunicado sobre a conclusão das negociações do caderno reivindicativo para 2021, na sequência da vontade expressa pelos trabalhadores em luta.

CréditosAntónio José / Lusa

No comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM/CGTP-IN) destaca como matérias que determinaram o acordo dos trabalhadores as actualizações salariais no valor de 30 euros para os dois níveis mais baixos da grelha salarial e de 27,50 euros para os restantes níveis, bem como o aumento do subsídio de turno, de 15 para 17,50 euros, no regime de dois turnos rotativos, e de 25 para 27,50 euros, no regime de três turnos rotativos.

Foi ainda garantido o aumento do subsídio de alimentação em 50 cêntimos e do número máximo de anuidades, de 16 para 18, no valor de 6,20 euros por cada ano.

Todas as matérias acordadas serão aplicadas com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro de 2021.

Os trabalhadores das Minas da Panasqueira fizeram uma greve de duas horas diárias e a todo o trabalho suplementar entre os dias 26 de Abril e 8 de Maio, porque rejeitavam as propostas de aumentos salariais da administação, que consideravam insuficientes.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui