|lay-off

Novas medidas devem garantir remuneração total dos trabalhadores

A CGTP-IN reafirmou junto do Governo a necessidade de defender as remunerações dos trabalhadores para evitar que estes continuem a empobrecer face às medidas de combate ao surto epidémico.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

«Aproveitámos a reunião com o primeiro-ministro para fazer uma avaliação das medidas de apoio às empresas e aos trabalhadores que estão em vigor e reafirmámos a necessidade de salvaguardar todos os empregos, independentemente do vínculo, e a totalidade das remunerações, para acabar com a pobreza dos trabalhadores», disse aos jornalistas a secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, no final de um encontro com António Costa.

Para a dirigente sindical é inaceitável que milhares trabalhadores tenham de recorrer ao apoio do Banco Alimentar ou outras instituições de solidariedade porque estão em lay-off e perderam um terço da sua remuneração.

«Quaisquer medidas que venham a ser tomadas não podem manter os cortes nas remunerações, até porque, se os trabalhadores mantiverem o seu poder de compra, contribuem para o aumento do consumo interno, tão necessário nesta fase», afirmou.

A CGTP-IN defendeu ainda junto do primeiro-ministro a necessidade de garantir às pequenas empresas os apoios indispensáveis à sua sobrevivência e à manutenção dos postos de trabalho.

«São necessárias medidas mais adequadas, para evitar a repetição da actual situação, em que um terço das verbas gastas com o lay-off está a ser canalizado para grandes empresas, que se estão a aproveitar dos apoios do Estado», disse Isabel Camarinha.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui