O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), da Federação dos Transportes e Comunicações (Fectrans), e a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), vão realizar, entre 8 e 12 de Janeiro, plenários de trabalhadores em várias instalações da Infraestruturas de Portugal (IP).
Os plenários, que ocorrerão no Pragal (Almada), Antanhol (Coimbra) e Campus do Freixo, destinam-se segundo comunicado recebido, a prosseguir a denúncia e a discussão do incumprimento, por parte da empresa, do Acordo Colectivo de Trabalho (ACT), e a preparar o caderno reivindicativo dos trabalhadores para 2021.
No dia 14 de Janeiro, pelas 10h30, activistas sindicais vão concentrar-se no exterior do Ministério do trabalho, em Lisboa, à mesma hora em que decorre, na Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), um processo de conciliação entre os trabalhadores e o patronato.
Os sindicatos e federações sindicais apelam à mobilização e participação de todos os trabalhadores nos plenários, «quer estejam a trabalhar presencialmente ou em teletrabalho», para defender os seus direitos, fazer cumprir o ACT e respectivo enquadramento de todos os trabalhadores no mesmo, e para recuperar e valorizar os salários de todos «sem excepção».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui