|lutas sindicais

Sindicato critica Bosch/Braga por lay-off com custos para trabalhadores

A multinacional Bosch, em Braga, deveria pagar «por inteiro» o salário e o subsídio de alimentação dos trabalhadores no lay-off que vai vigorar a partir desta semana, defende o SITE Norte.

Créditos / Wikimedia Commons

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte (SITE Norte/CGTP-IN) defendeu esta semana que o grupo Bosch «tem mais do que capacidade financeira» para um lay-off pago a 100%, sem custos para os trabalhadores.

Em declarações à Lusa, Sérgio Sales, dirigente do SITE Norte, referiu que «mais uma vez, os trabalhadores vão ser penalizados por uma crise que não lhes diz respeito e para a qual em nada contribuíram».

A Bosch Car Multimedia Portugal anunciou, em comunicado, ir colocar em lay-off os trabalhadores da área de produção e de áreas de apoio, pelo período compreendido entre 10 de Maio e 9 de Junho próximos, admitindo «uma possível prorrogação», segundo comunicado da empresa.

A fábrica da empresa em Braga emprega mais de 3200 trabalhadores cujos salários serão reduzidos em 15% com a entrada em vigor da medida.

A empresa alega que, ao garantir «85% do rendimento ilíquido mensal», está a ir «além dos dois terços previstos na lei», mas o sindicato aponta que não se estar a falar «de uma empresa qualquer mas sim de uma empresa que no ano passado atingiu um volume de vendas na ordem dos 70 mil milhões de euros».

A Bosch Car Multimedia Portugal refere ter vindo a ser «fortemente afectada pela escassez mundial» de «componentes electrónicos, nomeadamente semicondutores, que se tem agravado no segundo trimestre de 2021», a qual «tem provocado várias paragens de produção na empresa».

O SITE Norte diz compreender que existam problemas com o fornecimento de semicondutores, mas considera que a crise não pode ser «sistematicamente paga» pelos trabalhadores.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui