|transportes públicos

Sindicatos das Beiras protestam hoje em defesa do passe social

A União de Sindicatos de Castelo Branco e a União de Sindicatos da Guarda têm vindo a exigir a reposição do desconto no preço dos passes sociais. «O Interior também é Portugal», afirmam.

Os trabalhadores do transporte urbano de passageiros suspenderam o trabalho, na Covilhã,a 31 de Agosto de 2020, até os seus direitos serem reconhecidos pela nova concessionária do serviço
Créditos/ / STRUP

A iniciativa vai levar estas estruturas sindicais, afectas à CGTP-IN, a deslocar-se às instalações da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), na Praça Luís de Camões, na Guarda. A acção pública exige a aplicação de descontos no preço dos passes sociais.

Com início às 15h30, no decorrer da acção «uma delegação irá ao interior da CIM, a fim de se obter respostas quanto à reposição do PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária) por parte da CIMBSE».

Muito embora a comunidade intermunicipal desta região tenha sido dotada dos meios financeiros necessários para proceder à redução do valor dos transportes, não o tem cumprido, fugindo às instâncias das organizações de representação dos trabalhadores.

A União de Sindicatos de Castelo Branco e a União de Sindicatos da Guarda foram instrumentais na atribuição destes fundos, tendo pressionado e mobilizado o Governo e os grupos parlamentares para proceder à sua entrega à CIM.

Em comunicado divulgado à impensa, denunciam a intenção da CIMBSE de continuar a «tirar aos pobres (os utentes dos transportes públicos) para dar aos ricos (as empresas transportadoras)».

Prometem continuar os protestos, mobilizando as populações das Beiras e garantindo que não vão «permitir mais distorções e ou atropelos ao princípio fundador do PART, já que os apoios financeiros do Estado para a redução tarifária se destinam a apoiar os utentes».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui