Numa nota intitulada «Melhorar as condições de trabalho, dignificar os trabalhadores», publicada esta sexta-feira no seu portal, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração local e Regional (STAL/CGTP-IN) lembra que a campanha se iniciou a 17 de Maio com o lançamento de uma petição em que se exige «a aplicação do suplemento de insalubridade, penosidade e risco na Administração Local».
De Maio para cá, várias acções têm sido levadas a cabo, nomeadamente: a recolha de assinaturas para a petição; a apresentação de uma exposição pública sobre a degradação das condições de trabalho no sector; a realização de tribunas públicas e plenários de trabalhadores; e o lançamento de um questionário destinado a todos os membros da estrutura sindical, lê-se no texto.
Com estas iniciativas, o sindicato pretende alertar as entidades empregadoras e as populações para «as más condições de trabalho que, em geral, predominam nos serviços de âmbito autárquico, comportando riscos para a saúde e bem-estar de milhares de trabalhadores», que, sublinha o STAL, têm um «contributo imprescindível para a satisfação das necessidades das comunidades locais e para o desenvolvimento das regiões».
Nos últimos meses, a campanha fez-se sentir em Aveiro, Horta, Loures, Amadora, Sintra, Guarda, Trancoso, Viseu, Lamego, Cinfães, Alcácer do Sal, Castelo Branco e Portalegre, revela a nota.
O sindicato prevê realizar ainda novas acções nos distritos de Évora, Beja, Faro, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Vila Real, Bragança, Viana do Castelo e Braga.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui