Trabalhadores da EMEF em greve a 28 de Março

Tendo em conta que a empresa não responde a um conjunto de reivindicações, os trabalhadores da EMEF decidiram fazer greve no dia 28 de Março com um plenário nacional. Entre outras questões, defendem aumentos salariais e o fim da precariedade na empresa.

Os dez trabalhadores despedidos da EMEF ocupavam postos de trabalho permanente e são necessários nas oficinas de Santa Apolónia
CréditosMário Cruz / Agência LUSA

Os trabalhadores decidiram em vários plenários realizados recentemente que iriam paralisar durante o dia 28 deste mês, participando, da parte da manhã, num plenário nacional em frente às instalações da EMEF, na Reboleira, e da parte da tarde na manifestação nacional da juventude.

Pode ler-se no comunicado do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) que os trabalhadores exigem da empresa o início imediato das negociações da contratação colectiva vigente, com vários objectivos. Destaca-se a exigência de valorização dos salários, a actualização das restantes cláusulas de expressão pecuniária e a valorização do subsídio de turno. Também reclamam a negociação do regulamento de carreiras, «de forma a abrir perspectivas de progressão», uma melhor definição das categorias profissionais e a definição de regras de evolução na carreira profissional.

No documento é ainda exigido o fim da precariedade na empresa, defendendo os trabalhadores que quem está com vínculo precário seja colocado nos quadros da empresa e que se inicie o recrutamento de novos trabalhadores de forma «a permitir o normal funcionamento da empresa». Para o sindicato, «o desenvolvimento e garantia da qualidade de serviço da EMEF faz-se com trabalhadores altamente especializados, o que só se consegue com a perspectiva de manutenção do emprego por parte dos trabalhadores».

O comunicado sublinha igualmente que os trabalhadores reivindicam a reintegração da EMEF na CP, para garantir «o futuro das oficinas da CP como empresa pública integrada na reunificação do sector ferroviário com uma gestão única».

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui