Os trabalhadores põem assim termo ao que foi desencadeado pelo anterior governo e anterior administração, com o objectivo da caducidade da convenção colectiva em vigor.
Anabela Carvalheira, a representante da Fectrans responsável pelo processo de negociação, afirma ao AbrilAbril que este acordo representa «uma vitória para os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa» tendo em conta a denuncia do Acordo de Empresa realizada pelo anterior Governo do PSD e do CDS-PP, e que o actual Governo só retirou formalmente em meados deste ano, fruto da luta dos trabalhadores. A partir daí começou o processo de negociação e, segundo a representante sindical, os trabalhadores sentiram como uma vitória poderem accionar e regulamentar as suas condições, vendo reposta a contratação colectiva.
Em comunicado a Fectrans afirma ainda que «a importância deste Acordo só pode ser compreendida se recordarmos os últimos cinco anos de roubos nos salários e direitos destes trabalhadores». O texto da estrutura sindical lembra ainda que «agora é preciso que o Governo retire da proposta de Orçamento do Estado (OE) as limitações à contratação colectiva, numa lógica de dinamização da negociação», e que os trabalhadores vão continuar a lutar pelo fim das restrições impostas pelo OE e pelo Decreto-Lei133/2013, nomeadamente com um plenário e concentração, no próximo dia 3 de Novembro, às 10h30, em frente à Assembleia da República.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui