No armazém de Vialonga (Alverca), os trabalhadores do Dia estão hoje em greve e realizaram uma concentração à entrada do local de trabalho ao início da tarde. Têm também greve convocada para os dias 12 e 14 deste mês.
Em declarações à Lusa, Francisco Duarte, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), explicou que «os trabalhadores estão a lutar pelo fim da discriminação salarial, do assédio moral e a pedir que haja uma actualização do seu salário».
O sindicalista referiu que «existem diferenças salariais gritantes – nalguns casos de 100 euros – entre trabalhadores com a mesma categoria profissional e antiguidade», acrescentando que «não existe qualquer justificação ou razão para haver discrepâncias tão grandes».
Francisco Duarte refere ainda que os trabalhadores estão a ser confrontados com situações de assédio moral, nomeadamente «ameaças de despedimento, alterações de horários e dificuldades em poder conciliar a vida profissional com a familiar», considerando que «são situações muito graves e recorrentes que colocam em causa a saúde física e psicológica destes trabalhadores».
Também se mantém a reivindicação da «dignificação da carreira» dos trabalhadores de armazém, através de uma maior progressão, especialização e valorização profissional.
Esteve presente na concentração, prestando solidariedade aos trabalhadores, Paula Santos, deputada do PCP na Assembleia da República.
Para além deste protesto, o CESP entregou um pré-aviso de greve para o dia 16 de Agosto, no caso dos trabalhadores das lojas e escritórios de todo o País, e outros dois para os operadores dos armazéns de Zibreira (Torres Novas) e Valongo.
Os trabalhadores do armazém de Zibreira têm a greve convocada para os dias 12, 14, 16 e 17 de Agosto, com concentração à entrada do local de trabalho no dia 16, pelas 10h. Nos dias 18 e 19 de Agosto é a vez de os trabalhadores do armazém de Valongo estarem em greve, concentrando-se no dia 18, pelas 9h30.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui