|direitos dos trabalhadores

Tyco quer encerrar fábrica usando férias dos trabalhadores

A administração da Tyco Electronics, em Évora, anunciou que irá encerrar a fábrica de 7 a 15 de Junho e, acusa o SIESI, quer que os trabalhadores agendem os «respectivos dias de férias» para esse período.

Créditos / TDS

«Para a Tyco, a Covid-19 tem as costas largas», afirma o Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI/CGTP-IN) num comunicado aos trabalhadores, em que acusa a administração da empresa de «uma vez mais» se estar «a servir dos direitos dos trabalhadores», ao «afirmar, sem pudor», que estes «"deverão" agendar os "respectivos dias de férias"» para o período compreendido entre 7 e 15 do mês que vem, em que a fábrica Automotive de Évora estará encerrada por decisão da empresa.

A estrutura sindical «opõe-se frontalmente a esta situação», por considerar que a empresa «tem todas as condições» para garantir que aqueles dias não são contabilizados como dias de férias e por defender que a decisão é «da inteira responsabilidade» da Tyco. Além disso – nota –, os trabalhadores sempre estiveram disponíveis para trabalhar, «mesmo nas difíceis circunstâncias em que vivemos actualmente».

«As férias – lê-se no comunicado – são um direito dos trabalhadores, para permitir o seu descanso e a recuperação física e mental», devendo ser marcadas por acordo e «não para fazer face às necessidades das empresas». O SIESI informa que está a analisar a situação e a avaliar as medidas a tomar.

Combater a precariedade e os despedimentos

No mesmo documento, o sindicato destaca a situação dos trabalhadores com vínculos precários, que «não só não vêem o seu empenho, esforço e dedicação devidamente recompensado, como ainda vivem numa permanente instabilidade no trabalho e nas suas vidas».

Neste sentido, o SIESI manifesta a sua oposição «às vagas de contratação/despedimento que têm ocorrido», sublinhando que «a cada posto de trabalho permanente tem de corresponder um vínculo de trabalho efectivo na Tyco».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui