O embaixador do país caribenho na Rússia, Julio Garmendía, esteve presente na cerimónia de apresentação, na qual o director da Fundação Fidel Castro, Leonid Savin, disse que a nova publicação abarca momentos da vida cultural, histórica e social de Cuba, e é lançada num momento em que é preciso divulgar mais aquilo que acontece no país amigo.
De acordo com a informação divulgada pelo Ministério cubano dos Negócios Estrangeiros (Minrex), Savin sublinhou que a revista pretende preencher um vazio de conhecimento sobre o país antilhano, que era muito conhecido na época soviética, mas de que não se sabe o suficiente, sobretudo entre as novas gerações, tanto da Rússia como de todo o espaço pós-soviético.
Na ocasião, o historiador lembrou que a agência Prensa Latina também possui uma revista bastante boa – Cuba Internacional –, na qual trabalharam jornalistas de reconhecido prestígio, como o já falecido José dos Santos, autor de uma das peças que integram o primeiro número da revista agora apresentada.
Por seu lado, o diplomata cubano deu os parabéns a todos os que tornaram possível publicação de Cuba, tendo referido que, de facto, na União Soviética havia muitas publicações, quase todas periódicas, que divulgavam muita informação sobre Cuba.
Garmendía disse ainda que esta revista não versa apenas sobre questões políticas, mas também integra peças de cultura, de história, de economia e de múltiplas esferas da vida quotidiana.
Também interveio Dmitry Rozental, director do Instituto da América Latina da Academia Russa das Ciências, para quem esta publicação se afigura «muito necessária para todos os que se ocupam de questões políticas e sociais no nosso tempo», algo que, em seu entender, é «cada vez mais complexo e difícil, num mundo que prefere as promoções e os anúncios».
De acordo com a fonte, entre o público presente no lançamento na capital russa da revista Cuba, encontravam-se vários autores dos artigos que figuram no primeiro número, no qual se pode apreciar um sobre o conhecido e distinguido escritor cubano Alejo Carpentier.
A Fundação Fidel Castro, responsável pela edição, foi fundada em Abril de 2021, em Moscovo, por amigos russos de Cuba, organizações contra o bloqueio e apoiantes da Revolução cubana.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui