|Vietname

Autoridades vietnamitas destacam importância do investimento na saúde

Ao reunir-se com representantes do Ministério vietnamita da Saúde, o presidente da Assembleia Nacional instou-os a desenvolver um sistema de saúde «igual, com qualidade e eficaz», a caminho da cobertura universal.

Créditos / lawnet.vn

Depois de aplaudir os avanços alcançados no sector da Saúde em 2023, Vuong Dinh Hue, presidente da Assembleia Nacional do Vietname, afirmou que «investir na saúde significa investir no desenvolvimento».

Neste sentido, recomendou aos responsáveis do sector que se centrem mais no trabalho de formação, em ajudar o pessoal médico a melhorar a sua «coragem política, saber profissional e virtudes morais», de modo a melhor servirem os pacientes.

Num encontro que ontem teve lugar em Hanói a propósito das comemorações, no próximo dia 27, do Dia do Médico Vietnamita, Hue referiu-se à profissão médica como «especial» e sublinhou que os recursos humanos do sector devem ser recrutados de forma meticulosa, e receber formação e remuneração especiais, indica a Vietnam News Agency (VNA).

Assim, o responsável político aproveitou a ocasião para pedir ao sector que estude políticas de remuneração adequadas ao pessoal médico e trace políticas estáveis e a longo prazo para atrair recursos humanos de alta qualidade.

|

Grandes avanços no Vietname com vista à eliminação da malária

Especialistas do sector da Saúde destacaram, numa conferência em Hanói, os avanços registados nos últimos 30 anos no combate à malária. O objectivo das autoridades vietnamitas é erradicar a doença até 2030.

Créditos / Oxford University Clinical Research Unit

Se, em 1991, o país do Sudeste Asiático registou 144 surtos e mais de um milhão de infecções – que levaram à morte de 4646 pessoas –, o ano passado foram registados apenas 455 casos de pacientes com malária e uma morte.

Os dados são do Instituto Nacional de Malariologia, Parasitologia e Entomologia (NIMPE), que destacou, esta quarta-feira, as «conquistas notáveis» alcançadas ao longo das últimas três décadas pelo Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Malária.

Actualmente, a doença não existe em 42 das 58 províncias e cinco cidades com estatuto especial do Vietname. Ainda assim, indica a Vietnam News Agency (VNA), a doença, que é transmitida sobretudo por mosquitos, ainda se desenvolve de forma complicada em muitas localidades, ameaçando mais de 6,8 milhões de pessoas.

No encontro em Hanói, procedeu-se a uma avaliação da execução, em 2022, do programa nacional de prevenção contra a malária e outras doenças transmissíveis por parasitas e insectos, com o Ministério da Saúde a solicitar a revisão e o reajustamento do programa, sob a orientação profissional pertinente, tendo como meta erradicar a doença no país em 2030.

|

Cientista cubana vê trabalho sobre a dengue reconhecido pela Unesco

A cubana María Guadalupe Guzmán recebeu esta quinta-feira, em Paris, o Prémio Internacional L'Oréal-Unesco para a Mulher na Ciência, pela investigação que realizou sobre a dengue.

Guadalupe Guzmán, ao centro, na cerimónia de entrega do Prémio Internacional L'Oréal-Unesco para a Mulher na Ciência, em Paris, a 23 de Junho de 2022  
Créditos / PL

Em declarações à imprensa, a cientista afirmou que o prémio que lhe foi concedido pertence a todas as mulheres que fazem ciência em Cuba, país onde 53% dos trabalhadores da ciência e mais de 50% dos investigadores são mulheres – um cenário bem diferente do de outros países neste sector.

«É uma grande honra, mas sobretudo é um reconhecimento a todas as mulheres cubanas dedicadas à ciência, vejo-o assim», disse Guadalupe Guzmán à Prensa Latina, em Paris, onde a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizou a cerimónia de entrega dos galardões «Mulher na Ciência», referentes à sua edição 24.

A Fundação L'Oréal e a Unesco atribuíram o prémio à cientista cubana pelos seus trabalhos pioneiros sobre a dengue e toda uma vida devotada à investigação para prevenir e salvar vidas humanas, recorrendo às biociências.

De acordo com uma nota emitida pela Unesco em Setembro do ano passado, ao anunciar a atribuição do prémio, Guzmán destacou-se pela pesquisa em torno da dengue, doença que infecta entre 50 e 100 milhões de pessoas todos os anos, sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais.

O trabalho da professora e directora do Centro de Investigação, Diagnóstico e Referência do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri permitiu entender melhor a patogénese da dengue, o tratamento dos seus sintomas e a sua prevenção.

A cientista cubana María Guadalupe Guzmán / PL

María Guadalupe Guzmán foi uma das cinco galardoadas com o Prémio Internacional L'Oréal-Unesco para a Mulher na Ciência referente a 2022, tendo obtido a distinção na área geográfica América Latina e Caraíbas.

O prémio foi também atribuído à bioquímica norte-americana Katalin Karikó (América do Norte), à neurocientista chinesa Hailan Hu (Ásia e Pacífico), à especialista em saúde pública ruandesa Agnès Binagwaho (África e Estados Árabes) e à embriologista espanhola Ángela Nieto (Europa).

Na cerimónia desta quinta-feira, em que foram também entregues os prémios relativos a 2020 e 2021, a directora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, lamentou que as mulheres apenas representem um em cada três investigadores e apenas 10% dos envolvidos no campo da inteligência artificial.

«Trabalhemos juntos para eliminar pela base, com o apoio da educação, os estereótipos», disse.

A cientista cubana vive num país com uma realidade diferente e, ao intervir, teve palavras de esperança e encorajamento: «A mulher tem um dever perante o mundo e conta com o potencial para chegar tão longe quanto se propõe», afirmou.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Os especialistas defenderam que, para alcançar este objectivo, é necessário reforçar as políticas de apoio aos trabalhadores da Saúde, garantir o financiamento adequado para melhorar a investigação, e aplicar técnicas e tecnologias novas e eficazes na prevenção, detecção e tratamento da doença.

Na conferência, indica a VNA, revelou-se que o ano passado foram registados no país cerca de 360 mil casos de dengue e cem mortes causadas pela doença. Além disso, ficou-se a saber que o NIMPE procedeu à monitorização dos mosquitos que transmitem a dengue em 57 áreas de 12 províncias, tendo descoberto alterações nos comportamentos dos mosquitos, bem como a sua resistência química.

Os responsáveis vietnamitas da Saúde explicaram que, em 2022, foram levadas a cabo campanhas de prevenção e controlo de doenças parasitárias, no âmbito das quais foram desparasitadas mais de 12,8 milhões de crianças dos 24 aos 60 meses, alunos do ensino básico e mulheres em idade reprodutiva.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Na sessão de trabalho, Hue pediu também ao sector que implemente na íntegra a 12.ª Resolução do Comité do Partido sobre a melhoria dos cuidados de saúde no país, de forma a melhorar o bem-estar físico e mental, a longevidade e a qualidade de vida do povo vietnamita.

O legislador instou ainda a pasta da Saúde a promover a estratégia nacional para o desenvolvimento da indústria farmacêutica, bem como a desenvolver políticas e um quadro legal relacionados com o turismo da saúde.

A questão da indústria farmacêutica já tinha sido abordada na véspera pelo vice-primeiro-ministro vietnamita, Tran Hong Ha, que pediu garantias de transparência, controlo de qualidade e preços dos medicamentos acessíveis.

Há 69 anos, a 27 de Fevereiro de 1955, o Presidente Ho Chi Minh enviou uma carta a uma conferência de trabalhadores médicos, na qual pedia ao sector que permanecesse unido, cuidasse sinceramente dos pacientes e desenvolvesse o sector da saúde do país do Sudeste Asiático. A partir de então, 27 de Fevereiro passou a ser o Dia do Médico Vietnamita.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui