Dirigindo-se, esta quarta-feira, à sessão plenária do IX Congresso da Federação da Juventude do Vietname, em Hanói, o máximo responsável do Partido Comunista (PCV), To Lam, destacou que o Partido e o Estado confiam nos jovens, colocando-os no centro de muitas questões nacionais importantes e considerando-os uma força central na definição do futuro do país asiático.
Lam disse que, em todas as etapas da fase revolucionária, o Partido deu prioridade e especial atenção ao trabalho com os jovens, de que é testemunha a promulgação de várias resoluções e directivas destinadas a capacitá-los e a estabelecer uma base sólida que lhes permita assumir a missão vital de serem os novos dirigentes do país.
«Passados quase 80 anos desde a fundação do país e quase 40 anos da implementação da política de renovação, temos hoje a aspiração de conduzir o país a uma nova era. O êxito ou o fracasso deste esforço depende em grande parte do contributo da força juvenil, a futura geração do país», enfatizou, citado pela Vietnam News Agency (VNA).
Aprofundar o estudo da ideologia, da ética e do estilo de Ho Chi Minh
To Lam sublinhou a necessidade de inovar fortemente na educação política e ideológica dos jovens, bem como de promover o estudo da ideologia, da ética e do estilo do presidente Ho Chi Minh, utilizando como método o de dar sempre o exemplo.
O secretário-geral do PCV instou a Federação da Juventude do Vietname e a União dos Jovens Comunistas Ho Chi Minh a renovarem o seu trabalho, a reunirem e unificarem os jovens vietnamitas dentro e fora do país, de modo a implementar com eficácia as políticas do Partido e as leis do Estado, refere a fonte.
Neste contexto, disse que a União deve implementar as directrizes estratégicas do PCV no que respeita à luta contra o desperdício, à transformação digital, ao ambiente, e que os jovens devem assumir tarefas claras e responsabilidades específicas na concretização de políticas de prevenção e luta contra a degradação moral, estilos de vida não saudáveis ou o crime.
«A vossa missão – referiu – é ser protagonistas no estudo, na formação, no esforço constante para dominar a ciência e a tecnologia, e ser perseverantes, decididos, saber determinar o que vale a pena fazer, dar prioridade à acção, dizer menos e fazer mais, ser pró-activos e resolutos, e aproveitar as oportunidades sem arrogância nem complacência.»
To Lam disse ainda que o Partido e o Estado farão tudo o que for possível para garantir que as jovens gerações tenham um desenvolvimento mais integral, melhor educação e formação, acesso a recriação sã, melhores empregos e salários, e um meio de vida cada vez mais civilizado, progressista e justo.
Dois de debates, com novas metas e desafios
O IX Congresso Nacional da Federação da Juventude do Vietname terminou esta quarta-feira, ao cabo de dois dias de debates, com a participação de 980 delegados em representação de 21 milhões de jovens vietnamitas no país e no estrangeiro, refere a VNA.
Nguyen Tuong Lam, o presidente recém-eleito para o mandato 2024-2029, afirmou que o encontro identificou novas metas. «As oportunidades abundam, mas os desafios são igualmente importantes», disse.
«O êxito deste congresso dará energia às organizações da Federação a todos os níveis, aos líderes e aos membros em todo o país, para embarcarem num novo período de serviço», acrescentou, declarando a disponibilidade dos jovens para contribuir para o desenvolvimento do país.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui