Pouco depois de Benjamin Netanyahu ter discursado na Assembleia Geral das Nações Unidas, no qual defendeu o belicismo e o genocídio, e enquanto a Administração norte-americana continua a fornecer militarmente Israel e a dar-lhe cobro político e diplomático, no Apollo Theater, localizado em Harlem, conhecido bairro de Nova Iorque, realizou-se uma acção de solidariedade com o povo palestiniano.
O evento contou com personalidades de peso, nomeadamente com Bruno Rodríguez, ministro das Relações Exteriores de Cuba; Yvan Gil, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela; Lameess Mohammed, do Movimento da Juventude Palestina; Vijay Prashad, do Tricontinental Institute for Social Research; e Manolo De Los Santos, do The People’s Forum e organizador do evento.
Durante o acto de solidariedade, o ministro das Relações Externas cubano enalteceu o apoio histórico dos afro-americanos à causa do seu povo. No seu discurso, Bruno Rodríguez apelou também ao fim da guerra e dos crimes de Israel em Gaza e defendeu uma Palestina livre. «Temos que nos mobilizar continuamente pela liberdade da Palestina», defendeu o ministro.
A par disto, Rodriguez aplou a que «deixem Cuba viver em paz» e instou as autoridades dos EUA a retirarem Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo. «Parem a agressão agora e derrubem o bloqueio», disse.
Já Yván Gil Pinto, ministro venezuelano, reafirmou o compromisso da Venezuela com a Revolução Bolivariana, a solidariedade com a Palestina e a luta mundial para derrotar o imperialismo. «Estamos muito animados como revolucionários. Porque vemos que as pessoas estão dispostas a continuar a lutar. Sentimos que, em todo o mundo, as pessoas estão a levantar-se», enalteceu.
«Temos muito a aprender com Cuba e Venezuela sobre a verdadeira solidariedade. Estas nações têm estado consistentemente ao lado do povo palestiniano e têm-nos apoiado aqui nos EUA durante os nossos tempos de necessidade, como a oferta de médicos após o furacão Katrina e o fornecimento gratuito de combustível para aquecer as casas das pessoas pobres no sul do Bronx. São o exemplo do que significa ser bom vizinho», afirmou Manolo De Los Santos, o organizador do evento.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui