Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Brasil

«Espírito de intercâmbio e cooperação» marcou visita de Lula à Bolívia

Luis Arce recebeu em Santa Cruz o presidente brasileiro e a comitiva ministerial que o acompanhou. Foram assinados acordos em diversas áreas e Lula disse que as relações bilaterais entraram numa «nova era».

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião bilateral com o Presidente da Bolívia, Luis Arce, em Santa Cruz (Bolívia), a 9 de Julho de 2024 CréditosRicardo Stuckert / PR

Depois de, na véspera, ambos os presidentes terem estado presentes na Cimeira do Mercosul, no Paraguai, que marcou a entrada da Bolívia no Mercado Comum do Sul, esta terça-feira, Luís Inácio Lula da Silva e Luis Arce encontraram-se na cidade boliviana de Santa Cruz, tendo participado no encerramento do Foro Empresarial Bolívia-Brasil.

Além disso, o presidente visitante e o anfitrião foram testemunhas da assinatura de um extenso pacote de acordos trabalhados por equipas técnicas bilaterais, que aprofundam a integração entre ambos os países.

Entre outros, foram assinados acordos relativos ao aumento do fornecimento de gás ao Brasil e à produção de fertilizantes, bem como convénios na área da segurança, que implicam o reforço do combate ao tráfico de pessoas e de drogas, e o combate a crimes na fronteira.

Também foi abordado ou garantido o acesso à saúde pública em ambos os países dos cidadãos bolivianos e brasileiros; a segurança jurídica aos brasileiros na Bolívia e o avanço no trabalho com vista à regularização da situação dos bolivianos emigrados no Brasil.

Encontro bilateral alargado // Ricardo Stuckert / PR

Um dos elementos mais destacados no âmbito deste encontro foi a integração física entre ambos os países, no sentido de tornar a Bolívia o caminho mais curto do Brasil para o Oceano Pacífico e o Brasil o caminho mais curto da Bolívia para o Atlântico, nomeadamente por via do projecto ferroviário de integração Atlântico-Pacífico que o governo de Arce dinamiza.

«Espírito de intercâmbio e cooperação»

Na declaração à imprensa, ao lado do seu homólogo boliviano, o presidente do Brasil defendeu que os países da América do Sul não podem tolerar «devaneios autoritários e golpismo» e pediu a união de forças democráticas contra os retrocessos.

«As instituições bolivianas mostraram seu valor depois de uma grave ameaça. Assim como no Brasil, a democracia prevaleceu», disse Lula, em alusão às tentativas golpistas no Brasil, a 8 de Janeiro de 2023, e na Bolívia, a 26 de Junho último. «Não podemos tolerar devaneios autoritários e golpismo. Temos a responsabilidade de defender a democracia contra retrocessos», disse, citado pelo Brasil de Fato.

Sobre as relações bilaterais, Lula da Silva frisou que estão marcadas pelo «espírito de intercâmbio e cooperação», e insistiu no aprofundamento das dimensões física e energética.

A este respeito, lembrou elementos como a construção da ponte binacional sobre o Rio Mamoré, a melhoria da navegabilidade no canal Tamengo e no Rio Paraguai, ou o desejo de aumentar o comércio com o país vizinho, seu principal fornecedor de gás natural, refere o Portal Vermelho.

Lula da Silva fez questão de destacar o papel internacional da Bolívia ao deter minerais críticos, como o lítio, mas lembrando que em solo brasileiro também se encontram importantes reservas de nióbio, cobalto, bem como o terceiro maior depósito de manganês do planeta.

«Temos que nos inserir de forma soberana nas cadeias de valor para evitar que o histórico de espoliação de recursos continue se repetindo», afirmou o chefe de Estado brasileiro, que se mostrou interessado na união dos países sul-americanos com vista à negociação justa de recursos naturais que hoje são estratégicos para o mundo.

Lula disse ainda encarar de forma positiva a integração da Bolívia (e de outros países) no grupo BRICS, depois de Luis Arce lhe ter pedido ajuda no processo de inclusão.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui