Até 20 de Fevereiro de 2022, tinham sido licenciados no Vietname 183 novos projectos com participação estrangeira – um aumento de 45,2% por comparação com igual período de 2021 –, mas os capitais investidos foram bastante inferiores, situando-se nos 631,8 milhões de dólares, informou ontem a Agência de Investimento Estrangeiro, do Ministério vietnamita do Planeamento e Investimento.
Em compensação, 142 obras em curso receberam investimentos estrangeiros de quase 3,6 mil milhões de dólares (um valor mais de duas vezes superior ao registado em Janeiro-Fevereiro do ano passado).
Para além disso, refere a Vietnam News Agency, a compra de acções no país por investidores estrangeiros (no valor de 769,6 milhões de dólares) aumentou 41,7%.
Dos 17 sectores de actividade que receberam investimento estrangeiro directo (IED), os mais beneficiados foram a indústria de processamento e manufactura (mais de 62% do total) e o imobiliário, com mais de 1,5 mil milhões de dólares.
Encontros bilaterais realizados este fim-de-semana em Hanói avaliaram positivamente a cooperação sino-vietnamita e prometeram esforços para desenvolvê-la de uma forma integral. Ambas as partes se comprometeram a unir esforços para «fortalecer a unidade» e impulsionar um maior desenvolvimento das suas relações bilaterais, segundo a agência Xinhua. As conversações entre o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, o primeiro-ministro vietnamita Pham Minh Chinh e o secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista de Vietnam (PCV), Nguyen Phu Trong relevaram a importância estratégica da parceria entre os dois países face a uma situação internacional complexa e em mudança. Os representantes dos dois países expressaram a vontade de unir esforços para superar dificuldades e atingir os respectivos objectivos de construção socialista da sociedade, educando a geração mais jovem e «promovendo o desenvolvimento duradouro, são e estável das relações bilaterais». A China e o Vietname propõem-se impulsionar juntas a cooperação da comunidade internacional na luta contra a pandemia, trabalhar em conjunto para resistir a ataques difamatórios por parte de forças externas, bem como preservar um sistema internacional tendo por núcleo a Organização das Nações Unidas (ONU) e uma ordem baseada no direito internacional. O primeiro-ministro vietnamita sublinhou a relação do país com a China como de uma «grande prioridade» no capítulo da sua política externa, manifestando a vontade de impulsionar o crescimento do comércio e do investimento entre os dois países e proporcionar mais facilidades ao investimento chinês no Vietname. As economias chinesa e vietnamita encontram-se entre as mais resilientes do mundo aos efeitos da pandemia do coronavírus. A China tem a segunda maior economia do mundo e, segundo um estudo do britânico Centre for Economics and Business Research (CEBR) citado pela BBC, tornar-se-á a primeira economia mundial em 2028, ultrapassando os EUA, devido à sua gestão competente da pandemia de Covid-19. Em Julho o New York Times reconheceu o comportamento resiliente à pandemia da economia chinesa, ao contrário da maioria das grandes economias. O Vietname é a 37.ª economia mundial, multiplicou por dez o seu PIB nos últimos trinta anos e é a economia mais dinâmica do Sudeste Asiático. Um estudo do FMI de Março passado considerou a economia vietnamita uma das mais dinâmicas do mundo, tanto em 2020 como em 2021, apontando para um crescimento de 6,5% este ano. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Internacional|
Vietname e China reforçam parceria estratégica
Contribui para uma boa ideia
Seguiu-se a ciência e tecnologia (109 milhões) e a produção e distribuição de energia (60 milhões), indica a fonte.
Nestes primeiros dois meses do ano, 51 países e territórios investiram no país do Sudeste Asiático, informou a tutela. Singapura continua a situar-se à cabeça, com mais de 1,7 mil milhões de dólares, seguido da China, com 538 milhões.
Das 63 localidades vietnamitas que atraíram IED nos primeiros meses de 2022, Bac Linh, perto de Hanói, captou 26,5% do total; seguiu-se Thai Nguyen, igualmente no Norte do país e onde se desenvolvem dois projectos de grande dimensão. Já a Cidade de Ho Chi Minh, no Sul, foi a que atraiu maior número de projectos com IED.
Em 2021, mesmo no contexto da pandemia de Covid-19, o investimento estrangeiro directo no Vietname ultrapassou os 32 mil milhões de dólares.
Para o ano em curso, as autoridades vietnamitas prevêem um crescimento económico mais acelerado, tendo em conta a recuperação na procura interna e a estabilidade na entrada de IED.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui