Os líderes das instituições da União Europeia (UE) querem iniciar «tão cedo quanto possível» o processo de saída do Reino Unido. Esta é a principal conclusão do encontro dos presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e do primeiro-ministro holandês (que exerce a presidência rotativa do Conselho da UE) com Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.
Do encontro entre Martin Schulz, Donald Tusk, Mark Rutte e Juncker saiu um comunicado conjunto onde os responsáveis assumem o «lamento» apesar de aceitarem a decisão dos britânicos. O processo de saída não deve esperar, «por mais doloroso que possa ser», para evitar o clima de incerteza.
Afirmam ainda que o acordo alcançado em Fevereiro entre o Reino Unido e a UE não será renegociado, dizem estar «preparados para iniciar as negociações» e esperar ter no Reino Unido «um parceiro próximo no futuro».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui