Situação de seca severa e extrema atinge quase 80% de Portugal continental

Agricultores de Setúbal reclamam intervenção do Governo

A braços com fortes prejuízos em virtude da situação de seca severa e extrema que se vive em Portugal, a Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal exige ao Ministério da Agricultura medidas excepcionais.

Créditos / Pixabay

Num comunicado enviado às redacções, os agricultores do distrito de Setúbal denunciam que a situação «não se compadece com medidas rotineiras e insuficientes» e reforçam o apelo feito pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no passado dia 17 de Julho. Ou seja, para além da situação dos incêndios, o Executivo deveria pedir a ajuda do Fundo Europeu de Solidariedade para responder aos prejuízos causados pela seca. 

Entre as medidas reivindicadas junto da tutela, a associação exige o reembolso dos agricultores sobre os custos acrescidos com a energia eléctrica, a isenção temporária do pagamento das taxas dos recursos hídricos e o apoio à alimentação animal, «financeiro e até em géneros – modulado e plafonado». 

Os agricultores servem-se do exemplo de medidas excepcionais tomadas para apoiar a banca para contestar o facto de o Governo ainda não ter tomado a mesma decisão para os agricultores que necessitam de apoio, face à seca severa que o País enfrenta. 

Acrecentam em tom crítico que «as verbas para estas situações não podem ser encontradas nos cortes de medidas já existentes de apoio aos agricultores». 

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui