|Dia Mundial da Criança

CDU alerta para encerramento de creches no Centro Histórico do Porto

Face à recusa de novas inscrições para o próximo ano lectivo, os eleitos da CDU defenderam medidas para garantir o futuro das creches geridas pela União de Freguesias do Centro Histórico da Invicta. 

A maioria dos equipamentos sociais que existiam nas freguesias do Centro Histórico encerraram ao longo da última década
Créditos / Pixabay

Numa conferência de imprensa, esta tarde, os eleitos da CDU na Câmara do Porto, Ilda Figueiredo, e na União de Freguesias (UF) de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, Carlos Sá, revelaram que não estão a ser admitidas novas inscrições para o próximo ano lectivo na Creche de Sant'ana e Santa Maria, que é gerida pela UF. 

Além deste equipamento social ser já «um dos poucos existentes nas freguesias do Centro Histórico», os eleitos acrescentam que a situação é um acréscimo ao «conjunto de dificuldades que esta população está a atravessar», como o aumento das rendas, os despejos e o encerramento de serviços. 

A CDU alerta também para o facto de se manterem «incertezas» relativamente à Creche O Miminho, cuja gestão está a cargo da mesma união de freguesias, e realça que deve ser a Segurança Social a assegurar estes equipamentos sociais, «assumindo a gestão do equipamento, os seus funcionários e a responsabilidade pela manutenção do edifício».

No Dia Mundial da Criança, os eleitos frisam que, mais do que declarações de princípios, são precisas medidas concretas que «respondam às necessidades das famílias e, por sua vez, das crianças».

No anterior governo, o grupo parlamentar comunista apresentou um projecto de lei no qual recomendava que a Segurança Social assumisse os equipamentos desta UF, mas foi chumbado pelo PSD e pelo CDS-PP.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui