A Associação de Apicultores explica a quebra de produção, «na ordem dos 80 a 90%» pela redução da flora apícola, decorrente dos incêndios, a que se juntam a vespa velutina e as alterações climáticas.
«Em determinadas zonas do País, a continuidade da apicultura encontra-se ameaçada; pois são muitas as dificuldades e os desafios inerentes a esta actividade e poucas têm sido as ajudas a este sector», lê-se na nota.
«Numa altura em que muito se fala na importância da reabilitação e dinamização dos meios rurais», a associação regista o «papel crucial» da apicultura no combate à desertificação, na diversificação do uso da floresta, na sustentabilidade, na preservação da biodiversidade e no aumento da produção agrícola, através da polinização das abelhas.
«A apicultura no nosso país só é possível pela perseverança e resiliência dos apicultores numa actividade que, apesar de apaixonante, muitas das vezes, não gera retorno económico face ao esforço físico e investimento», denuncia.
Apesar de reconhecer que as actuais circunstâncias não são «as mais favoráveis», a Associação de Apicultores da Serra do Caramulo vai organizar a Festa do Mel no dia 26 de Agosto, no Parque de Festa da Santa Margarida na vila do Caramulo, concelho de Tondela.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui