O Grupo de Cidadãos pelos Seniores de Odivelas (CiPSO) recorda, numa nota à população, que o concelho teve em funcionamento um lar de idosos de natureza pública durante 41 anos (entre 1975 e 2016). Gerido pela Segurança Social até 2011, data em que a sua gestão passou para a alçada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, encerrou em 2016, sem alternativa e com o consentimento da Câmara Municipal de Odivelas (PS).
«Odivelas ficou a partir dessa altura sem resposta pública nesta área e não é conhecida qualquer medida para repor esta exigência social no Município», denuncia o CiPSO.
No abaixo-assinado, que recolheu 4500 assinaturas, o grupo de cidadãos reclama a instalação de uma estrutura residencial para a população sénior no Mosteiro de Odivelas, entretanto cedido à Câmara Municipal, e que o Governo, através da Segurança Social, assegure o financiamento necessário à adaptação do espaço, de acordo com as regras estabelecidas.
O CiPSO frisa que são mais de 23 500 pessoas, com 65 ou mais anos, a depararem-se com a escassez de soluções na rede solidária, já que as instituições existentes no concelho de Odivelas só dão resposta a cerca de duzentas.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui