O Centro de Saúde da Trafaria foi encerrado em 2013, sem que as entidades da saúde e a Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, tenham dado respostas credíveis que justificassem o seu fecho e a opção de não reabertura, segundo a Comissão de Utentes.
Entretanto, os utentes promoveram um abaixo-assinado a exigir a reabertura urgente do Centro de Saúde da Trafaria, integrado no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e com cuidados de saúde primários, incluindo valências de medicina geral e familiar e serviços de enfermagem.
O abaixo-assinado recolheu mais de 1500 assinaturas e foi entregue na Câmara de Almada em Novembro passado. Em Dezembro, o município implementou no edifício do centro de saúde um Centro de Respostas Integradas de Almada (CRIA), considerado «manifestamente insuficiente, sobretudo em contexto de emergência na doença».
Nesse sentido, a população da Trafaria, face à insensibilidade da Câmara Municipal de Almada e da Unidade Local de Saúde de Almada e Seixal, decidiu realizar uma concentração no próximo sábado, dia 15, às 15h30, junto ao Centro de Saúde, para «exigir a reposição de cuidados de saúde primários».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui