A União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA), com o apoio da CNA, realizou hoje uma marcha de tractores pela valorização dos preços à produção. A marcha culminou junto à feira AGROVOUGA, por ocasião da abertura do mesmo.
Segundo a UABDA, «confrontados com problemas que se vão agravando e criando cada vez mais dificuldades», os agricultores do distrito avançaram para esta iniciativa de protesto «para reclamar ao Governo, entre outras medidas, a valorização e regularização dos preços à produção e a redução dos custos dos factores de produção».
Ainda esta semana a CNA emitiu uma nota a dar conta que a actual crise política não pode ser utilizada para provocar mais prejuízos à Agricultura Familiar. Segundo a mesmo, perante o pedido de demissão do primeiro-ministro, uma vez que as estruturas da Administração do Estado continuam a funcionar, não há razão para os problemas do sector se continuarem a arrastar.
Para a estrutura representativa dos agricultores «a produção de alimentos tem ciclos próprios que se sobrepõem às crises políticas» e «os agricultores não podem ser ainda mais prejudicados do que têm sido, particularmente durante o conturbado ano de 2023».
Para a CNA, os compromissos e contratos, prazos de pagamento das ajudas no âmbito da Política Agrícola Comum, avaliação de projectos e protocolos, tal como outros já assumidos com agricultores, produtores florestais, compartes dos baldios e com as suas organizações, têm todas as condições e a obrigação de ser mantidos e executados na íntegra tal como previamente definidos e contratualizados.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui