Com este acto inédito, publicado na Ordem da Armada de 21 de Fevereiro, a Armada distingue o papel relevante dos clubes militares, nomeadamente na promoção dos «valores de referência da Marinha» e na divulgação da sua actividade contribuindo, desta forma, para o prestígio «desta multisecular instituição».
O Clube Militar Naval, fundado em 1866, é uma das mais antigas instituições do seu género em Portugal, com significativas e variadas atividades que a tornaram «num espaço de encontro e confronto de ideias e num «farol para inúmeras gerações de oficiais», prestando um «serviço inigualável na promoção dos valores e da cultura marítima».
O Clube do Sargento da Armada, constituído em 1975, «tem procurado promover as virtudes dos marinheiros de Portugal», realizando «debates sobre um amplo leque de temas relacionados com as coisas e valores do mar» e desenvolvendo uma intensa actividade nas áreas cultural e social, para além de «uma importante ação solidária junto dos seus associados mais carenciados».
O Clube de Praças da Armada, nascido em 1983, tem desenvolvido «um dignificante e diversificado conjunto de atividades nas áreas cultural, recreativa e desportiva», ao mesmo tempo que tem«procurado divulgar os méritos e virtudes da condição de marinheiro, que os seus associados vivem ou viveram na Marinha».
Recorde-se, a propósito, que o almirante Silva Ribeiro está de saída da chefia da Armada para assumir, no dia 1 de Março, o cargo de chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, perspectivando-se a sua substitução no cargo pelo vice-almirante Mendes Calado, actual número dois da instituição.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui