Num discurso proferido no jantar do 18.º aniversário do BE, realizado ontem no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, Catarina Martins reafirmou que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, «não tem condições» para se manter em funções, devido às «várias falhas graves» que tem demonstrado na supervisão da banca. A coordenadora do BE rejeita o argumento de «inamovibilidade» do governador invocada pelo primeiro-ministro.
Segundo o Diário de Notícias, no seu discurso às dezenas de militantes do BE reunidos no jantar, Catarina Martins também abordou o tema das transferências de dinheiros para paraísos fiscais não divulgadas por Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no governo anterior do PSD e do CDS-PP. Lembra que Núncio «não nasceu agora» e que apareceu no radar da política portuguesa por ter sido o advogado da empresa austríaca que vendeu blindados a Portugal com contrapartidas polémicas, um negócio gerido pelo ex-ministro Paulo Portas.
João Semedo é candidato à Câmara Municipal do Porto
Foi ainda anunciado ontem que o ex-coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo, é o candidato do partido à Câmara Municipal do Porto. João Teixeira Lopes, anterior candidato à câmara, será o primeiro nome da lista para a assembleia municipal.
O médico João Semedo, de 65 anos, dirigiu o Bloco de Esquerda em conjunto com a actual coordenadora, Catarina Martins, entre 2012 e 2014, numa solução de liderança «bicéfala» que os bloquistas viriam a abandonar, e foi deputado à Assembleia da República entre 2006 e 2015.
João Semedo já tinha sido candidato à Câmara Municipal de Lisboa nas eleições autárquicas de 2013, não sendo eleito. Nas próximas eleições, num contexto em que o BE não tem nenhum vereador no Porto e em Lisboa, Semedo vai defrontar o actual presidente da autarquia, Rui Moreira, apoiado pelo PS e pelo CDS-PP, o candidato do PSD, Álvaro Almeida, e a candidata da CDU, Ilda Figueiredo.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui