No próximo dia 26, quando assinala 43 anos de existência, a CNA promove a realização de um debate sobre a importância da agricultura familiar e as suas organizações, no contexto da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses, aprovada em Dezembro de 2018, e da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (2019-2028), proclamada em Dezembro de 2017.
Numa nota à imprensa, o organismo refere que continua a lutar em Portugal pela «concretização do Estatuto da Agricultura Familiar», um instrumento que, entende, se for «implementado em plenitude», «muito contribuirá para cumprir o Plano de Acção da Década e a Declaração dos Direitos Camponeses, para travar o desaparecimento de explorações agrícolas familiares», bem como para «melhorar os rendimentos dos agricultores e garantir alimentos de qualidade para a população».
O debate, que terá início às 15h e será moderado por Adélia Vilas Boas (CNA), conta com a participação de Alfredo Campos (CNA), Marina dos Santos (investigadora sobre os direitos dos camponeses na Universidade Estadual Paulista), Guilherme Brady (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO) e Oliveira Baptista (professor catedrático jubilado do Instituto Superior de Agronomia).
O evento será transmitido em directo na página de Facebook da CNA. Outras informações, revela a Confederação, estarão disponíveis no seu portal e nas suas redes sociais.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui