Nesta reunião realizada em Bruxelas, esta segunda-feira, a ECVC, para além de reclamar preços justos à produção, incluindo a proibição da compra de produtos agrícolas abaixo dos custos de produção, sublinhou ainda a necessidade da «introdução de instrumentos de regulação de mercado na próxima reforma da Organização Comum de Mercado, como elementos fundamentais para valorizar a produção agrícola e os rendimentos dos agricultores».
Na reunião, a delegação da Coordenadora Europeia Via Campesina, que integrava também um dirigente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), reafirmou as propostas referentes a «medidas que facilitem o direito e acesso à terra por parte dos agricultores, em particular, jovens, e que combatam a actual especulação em torno do seu valor e expansão de usos não agrícolas em terras com aptidão produtiva».
A CNA e a ECVC, consideram essencial o aumento do número de agricultores na UE, «garantindo rendimentos e preços justos para produtores e consumidores, valorizando a produção local, e o acesso de todos a uma alimentação saudável».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui