|Encontro pela Paz

Encontro pela Paz: unir aqueles que rejeitam a guerra e o militarismo

No próximo sábado, Setúbal acolhe um debate amplo que tem por objectivo trazer para a discussão pública reflexões e a acção «para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica».

«Encontro pela Paz» no pavilhão Paz e Amizade, em Loures, 20 de Outubro de 2018 Créditos / Encontro pela Paz

É já no dia 5 de Junho que tem lugar o «Encontro pela Paz 2021», no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal. Esta iniciativa é promovida pelo CPPC – Conselho Português para a Paz e
Cooperação, em conjunto com doze entidades e organismos.

Eduardo Lima, activista do CPPC, explicou ao AbrilAbril que é «imperiosa e necessária» a luta pelos valores da Paz, e destacou «a abrangência e diversidade das organizações» que participam no encontro.

«Num momento tão complexo», em que proliferam «sanções, bloqueios, agressões» sobre os povos do mundo, é urgente encontrar momentos como este, em que o «desígnio comum» dos presentes é o da «rejeição do militarismo e da guerra».

Os painéis previstos debruçam-se sobre diferentes temas cruciais para um debate profundo a fazer sobre a construção de uma sociedade de Paz, e a sessão de abertura conta com intervenções da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e da presidente do CPPC, Ilda Figueiredo.

«Paz e Desarmamento» será um dos temas tratados, com intervenções de Baptista Alves, do CPPC, Regina Marques, do Movimento Democrático de Mulheres, Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal e Anabela Carlos, da União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

Sobre as questões da «Cultura e Educação para a Paz», intervêm Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, Isabel Graça, da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, José Costa da FENPROF e Gabriel Esteves da Juventude Operária Católica.

Há ainda um debate sobre «Solidariedade e Cooperação», com intervenções de Ricardo Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Eugénia Quaresma, da Obra Católica Portuguesa de Migrações, Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP-IN, e Jorge Cadima, do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente.

Realiza-se, pelas 17h30, um desfile pelas ruas da cidade sadina, que culmina com a leitura de um «Apelo pela Paz» junto ao Monumento aos Resistentes Antifascistas, na Avenida Luísa Todi.

O Encontro terá transmissão em directo no canal de Youtube e no Facebook do Município de Setúbal.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui