|Casa do Douro

Marcelo torce nariz à Casa do Douro na esfera pública

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai devolver ao Parlamento o diploma da Casa do Douro, pedindo «reflexão adicional» sobre a sua restauração como associação pública.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão solene comemorativa dos 44 anos da Revolução de Abril na Assembleia da República, em Lisboa. 25 de Abril de 2018
CréditosAntónio Cotrim / Agência LUSA

«Visando solicitar à Assembleia da República uma reflexão adicional sobre a adopção da fórmula de associação pública, os seus contornos concretos e, em particular, o exercício de funções reservadas a entidades patronais e sindicais, o Presidente da República informou o presidente da Assembleia da República de que decidiu devolver, sem promulgação, o Decreto n.º 293/XIII, que restaura a Casa do Douro enquanto associação pública e aprova os seus estatutos», lê-se na nota divulgada ontem pela Presidência da República.

A Assembleia da República aprovou no passado dia 5 de Abril um projecto de lei conjunto do PS, BE, PCP e PEV que restaura a Casa do Douro como associação pública de inscrição obrigatória, em benefício dos pequenos e médios produtores, e reverte a posse do edifício-sede, em Peso da Régua, distrito de Vila Real, para a nova associação a ser criada.

Criada em 1932 para defender os viticultores e a viticultura duriense na mais antiga região regulamentada e demarcada do mundo, a Casa do Douro foi perdendo atribuições até que a sua dimensão pública foi extinta em 2014 pela mão do PSD e do CDS-PP (era Assunção Cristas ministra da Agricultura), e a sua gestão entregue a uma organização privada, a Federação Renovação do Douro.

A posição anunciada este sábado é mais um dos sinais da urticária que assalta o Presidente da República quando se trata de resgatar serviços fundamentais para o País. Recentemente, recorde-se, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que seria um «absurdo» afastar as parcerias público-privadas do Serviço Nacional de Saúde, no âmbito da nova Lei de Bases.

Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui