As populações de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sôr e Sousel, foram confrontadas com o aumento do preço da água, após a entrada em funcionamento da nova empresa intermunicipal de gestão da água, a empresa Águas do Alto Alentejo (AAA).
Com o objectivo de dar expressão ao descontentamento das populações, foi criada uma plataforma de defesa da gestão pública da água no distrito de Portalegre, que integra a Associação Água Pública, o Movimento Os Mesmos de Sempre a Pagar e comissões de utentes de Fronteira, Sousel, Montargil, Foros do Arrão e Ponte de Sor. Esta plataforma dinamizou um abaixo-assinado que reclama o regresso da gestão da água à esfera municipal e ao qual as populações destes 10 concelhos têm aderido.
O abaixo-assinado, que conta já com mais de 2000 assinaturas, deverá ser entregue no dia 29 de Maio, nos serviços da Câmara Municipal de Ponte de Sor, cujo presidente lidera também a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, entidade que promoveu o actual modelo de gestão empresarial da água.
Entretanto, já se realizaram tribunas públicas em Ponte de Sor e Gavião, onde, segundo os promotores, foram recolhidos testemunhos relativos «ao aumento do custo da água, em alguns casos para o dobro ou triplo, mas também do custo de serviços». Esta quinta-feira, dia 25, terá também lugar uma tribuna pública em Nisa, a partir das 10h, junto ao Mercado Municipal.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui