A Comissão de Inquérito Parlamentar ao Banif vai votar o relatório final a 28 de Julho. Depois de terminadas as audições, com o ministro das Finanças a prestar o seu terceiro depoimento a 21 de Junho, o deputado do PS Eurico Brilhante Dias tem até dia 21 para fazer chegar a proposta de conclusões aos deputados. O relatório é apresentado três dias antes da votação, a 25, em reunião da Comissão.
O inquérito parlamentar abordou a gestão do anterior governo do dossier Banif, que após capitalização pública passou a ter o Estado como principal accionista. Apesar das dificuldades atravessadas pela instituição, o banco chegou ao final de 2015 a uma situação crítica.
Em Dezembro, o actual Governo decidiu avançar para a resolução do Banif e venda ao Santander, que assumiu os activos do banco por 150 milhões de euros, com o Estado a assumir os «activos tóxicos», através da Oitante. A operação representou um encargo para o Estado que ainda não está fechado, enquanto o Santander viu reforçada a sua posição em Portugal e reforçados os capitais próprios da sua sucursal no nosso país.
A Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia, um alvo visado nas audições da Comissão de Inquérito por ter barrado a integração do Banif no sector público, aprovou hoje a decisão de venda tomada pelo Governo.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui