O número de dormidas em estabelecimentos hoteleiros nos primeiros seis meses do ano cresceram 11,2% em relação ao mesmo período de 2015. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para 23 milhões, dos quais 16,8 milhões correspondem a não residentes em Portugal e 6,3 milhões a residentes no País.
A receita total da actividade turística atingiu no primeiro semestre do ano os 1163,5 milhões de euros, mais 16,5% do que em igual período de 2015 e a taxa de ocupação média subiu para 43,1%, mais 2,7 pontos percentuais do que em igual período de 2015.
O INE tornou públicos os resultados preliminares da actividade turística do mês de Junho esta manhã. No documento, reconhece que o número de dormidas e as receitas podem ter sido beneficiadas pela situação de instabilidade de países concorrentes.
Apesar da subida dos resultados no sector, esta não tem sido acompanhada por uma melhoria nas condições de trabalho e nos salários dos trabalhadores da hotelaria. A precariedade no sector continua a ser uma principais razões dos vários protestos que têm marcado os últimos meses. A par de várias acções de luta nos últimos dias, estão marcadas concentrações de trabalhadores de vários hóteis dos distritos de Lisboa e Setúbal nas próximas duas semanas.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui