Aprovada com os votos a favor do PCP, PS e BE, e a abstenção do PSD e do CDS-PP, a proposta prevê a realização de um evento literário regular de dimensão internacional, que celebre a Língua, os Livros, a Literatura, as Leituras e as Livrarias em Lisboa, denominado Lisboa Cinco L.
A promoção ficará a cargo do pelouro da Cultura que, através das bibliotecas municipais, e em articulação com os serviços municipais e as entidades que se considerem relevantes, deverá definir o modelo programático e organizativo do evento.
O PCP adverte no documento para a necessidade de manter a organização na esfera pública, «não privilegiando qualquer lógica empresarial e editorial em detrimento de outras», bem como para a justa remuneração de todos os escritores, animadores culturais/declamadores e actores envolvidos.
A iniciativa deve decorrer por toda a cidade de Lisboa, em articulação com as escolas, universidades,freguesias, entre outros parceiros, envolvendo a população local e «garantindo uma diversidade estética, diferenciação de géneros e distintos públicos».
A proposta corresponde a uma das medidas do programa eleitoral com que a coligação CDU concorreu ao Município de Lisboa, tendo sido atestada e discutida previamente por personalidades da área da literatura, edição e cultura em geral, designadamente por escritores, poetas, historiadores, editores, livreiros, actores, ilustradores, animadores culturais, arquitectos, autores de arte pública e programadores culturais, identificados na proposta.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui