|lutas sindicais

Nas Minas da Panasqueira unidade determinou acordo

A unidade dos trabalhadores foi determinante para o acordo alcançado nas negociações do caderno reivindicativo para 2019 nas Minas da Panasqueira.

Plenário de trabalhadores nas Minas da Panasqueira
Créditos / STIM

Um comunicado recebido do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) anunciou ter este chegado a acordo com a administração da Beralt Tin and Wolfram (Portugal), sobre o caderno reivindicativo para o ano de 2019 dos trabalhadores das Minas da Panasqueira.

Em 22 de Janeiro os trabalhadores das Minas da Panasqueira, reunidos em plenário, aprovaram um caderno reivindicativo para o ano de 2019 e mostraram a sua determinação em defendê-lo. Na sequência das decisões do plenário, o STIM emitiu um pré-aviso de greve e transmitiu à administração as reivindicações dos trabalhadores, disponibilizando-se para reunir com a mesma, com vista à resolução do conflito.

Após duas reuniões entre o sindicato e a administração foi estabelecido um acordo para o qual, expressava o comunicado recebido do STIM, foi decisiva «a vontade dos trabalhadores expressa nos plenários» e «a disponibilidade para a luta».

Actualizações salariais, melhor subsídio de alimentação, anuidades para os trabalhadores mais antigos, prémios de produção, efectivação de trabalhadores precários e assumpção de compromisso visando a eliminação dos vínculos precários, retroactividade dos acordos a 1 de Janeiro de 2019 e compromissos da empresa em melhorar continuadamente as condições de trabalho foram os pontos de acordo, dos quais damos os detalhes em caixa.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui