A segunda candidata da CDU ao Parlamento Europeu, e actual presidente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), Sandra Pereira, estará em Coimbra na próxima segunda-feira, dia 6 de Maio, para visitar centros de investigação e contactar com investigadores.
A visita da CDU tem por objectivo «aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento dos centros de investigação» coninbricenses e os seus «principais problemas» e, num caso específico, conhecer melhor o importante trabalho de investigação desenvolvido em Coimbra em torno dos incêndios florestais.
O Jornal Económico (OJE) noticiou recentemente a presença da presidente da ABIC na segunda posição da lista da CDU candidata às próximas eleições para o Parlamento Europeu, fazendo notar que a mesma «nunca foi deputada nem desempenhou nenhum papel de destaque no PCP».
Na mesma notícia o OJE refere declarações à Antena Um do cabeça de lista, João Ferreira, em que o mesmo justifica a colocação da linguista de 42 anos em lugar elegível pela sua «forte intervenção cívica» e «actividade bastante notória na defesa das condições de trabalho dos investigadores». João Ferreira afirmou, ainda, que a investigadora traz «seguramente» à lista «uma mais-valia importante».
Estão previstas reuniões com a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), às 10h, e com o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), às 15h.
Coimbra alberga centros de investigação de ponta, da ADAI...
A ADAI surgiu em 1990 por iniciativa de um grupo de investigadores das áreas de Mecânica dos Fluidos, Transmissão de Calor e Climatização e Ambiente, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCT-UC), tendo por objectivo proporcionar um enquadramento formal à promoção da actividade de investigação e desenvolvimento experimental existente no seio daquelas unidades, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
Desde 2006 a ADAI integra o Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), um consórcio liderado pelo Instituto Superior Técnico que conta com oito Unidades de Investigação de quatro Institutos.
Uma das unidades da ADAI é o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), dirigido pelo Professor Domingos Xavier Viegas, que se dedica à investigação aplicada no âmbito dos incêndios florestais e na interface urbano-florestal, nomeadamente nos aspectos físicos do fogo. O seu objectivo fundamental é a promoção do conhecimento científico dos fenómenos relacionados com a ocorrência e propagação dos incêndios florestais, com vista minimizar os impactos negativos dos mesmos, sem esquecer a necessidade de garantir a segurança pessoal no âmbito dos incêndios florestais. A equipa do CEIF-ADAI tem sido reconhecida nacional e internacionalmente.
...ao CNC
O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) foi fundado em 1990 com o objectivo de desenvolver a investigação biomédica e o ensino pós-graduado multidisciplinar na UC, tendo sido o primeiro Laboratório Associado constituído em Portugal. Possui um vasto leque de competências científicas, com particular destaque para o estudo dos mecanismos fundamentais de envelhecimento e doenças neurológicas.
O CNC procura aliar os resultados da sua investigação fundamental à biotecnologia e investigação aplicada, bem como ao tecido económico e produtor da região, constituindo parcerias com a actividade clínica. Parceiro fundador do Centro de Inovação em Biotecnologia (Biocant) e do Health Cluster Portugal, o CNC estimula a transferência de tecnologia e à criação de novas empresas biomédicas e biotecnológicas. Em paralelo com a sua investigação fundamental e aplicada, o CNC está fortemente empenhado na preparação da nova geração de investigadores e clínicos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui