|Venezuela

Incumprimento da quarentena provoca novo foco de contágio na Venezuela

Nicolás Maduro decretou o recolher obrigatório no estado de Nova Esparta, para conter um novo foco de propagação do novo coronavírus, depois de uma academia de beisebol ter violado a quarentena.

Jorge Rodríguez acusou o governador do estado de Nova Esparta (de direita) de «estar a tentar sabotar as medidas e investigações levadas a cabo pelo Estado» e disse-lhe que, «se não vai cooperar, não incomode»
Créditos / Prensa Latina

A medida, que estará em vigor entre as 16h e as 10h da manhã do dia seguinte até que as autoridades consigam conter a propagação deste novo foco de infecção, foi anunciada pelo ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, numa conferência de imprensa que deu este domingo, em Caracas, na qual fez um balanço das medidas adoptadas pelo Executivo no combate à Covid-19 no país sul-americano.

Hoje, «reportamos 29 novos casos, 21 no estado de Nova Esparta, cinco no estado de Miranda e três casos provenientes da Colômbia», disse Rodríguez, acrescentando que os novos casos confirmados em Nova Esparta estão ligados ao incumprimento, por parte da Academia de Beisebol Roberto Vahlis, da quarentena colectiva decretada pelo governo para «proteger o povo da ameaça que representa a pandemia», informa a VTV.

Foi a Missão Médica Cubana que, ao realizar testes à população no município de Gómez, descobriu que a academia se encontrava aberta e a funcionar, no passado dia 15 de Abril, não respeitando as medidas decretadas pelo governo venezuelano para evitar a disseminação da pandemia.

O ministro explicou que este foco de contágio, resultante da violação da quarentena, provocou até à data 42 casos de infecção, prevendo-se que nos próximos dias este número aumente, o que se deve a outras violações das medidas decretadas pelas autoridades, nomeadamente a viagem de um dos estudantes da academia para outra região do país.

O governo venezuelano – explicou – deu início a uma investigação para apurar os incuprimentos desta academia privada, no município de Gómez, bem como a relação que as autoridades suspeitam existir com os casos detectados no município vizinho de Maneiro, que também envolvem a autarquia local.

«Estamos a investigar por que no dia 13 de Março vieram num voo da República Dominicana três cidadão contagiados e nesse voo se encontrava um dos dirigentes da Academia de Beisebol e um scout [olheiro] de uma equipa famosa das Grandes Ligas [dos EUA], que posteriormente deu positivo nos Estados Unidos à Covid-19», disse Jorge Rodríguez.

No dia seguinte, o olheiro, o dirigente da academia e trabalhadores do município de Maneiro viajaram do aeroporto de Maiquetía, em Caracas, para Nova Esparta, revelou o ministro, esclarecendo que, então, ainda não havia restricções sobre os voos provenientes da República Dominicana.

Os moradores denunciaram ao governo de Nova Esparta o incumprimento da quarentena por parte da academia, mas «esta manteve-se aberta, pois tinha chamado os olheiros para uma captação de futuros jogadores venezuelanos», criticou o ministro, que acusou o governador deste estado insular (de direita) de «ainda estar a tentar sabotar as medidas e investigações levadas a cabo pelo Estado». Dirigindo-se a ele, disse: «Se não vai cooperar, não incomode.»

Esforço do país num contexto de sanções, bloqueio económico e «interesses»

As autoridades do país caribenho, apesar das sanções, do férreo bloqueio económico e financeiro que muitas provações têm causado ao povo venezuelano, têm conseguido conter a propagação da pandemia de Covid-19.


Já há cinco semanas que o governo decretou uma quarentena restrita, tendo as autoridades sanitárias realizado, neste período, 336 169 testes. Bairros, comunas, municípios têm-se mobilizado no sentido de garantir o cumprimento das medidas de protecção do povo, bem como o abastecimento alimentar e de produtos de higiene.

O número de casos de infecção pelo novo coronavírus é baixo, apesar das atitudes de alguns, que antepõem os interesses financeiros e as negociatas (também desportivas) à vida e ao interesse público, da maioria. O procurador-geral, Tarek William Saad, já anunciou que irão enfrentar a Justiça.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui