A União dos Sindicatos de Lisboa (ULS/CGTP-IN) vai realizar, dia 25 de Junho, um desfile entre o Rossio e a Praça do Município, integrado na semana nacional de luta a decorrer, que a CGTP-IN convocou sob o lema «Defender a saúde e os direitos dos trabalhadores! Garantir emprego, salários, serviços públicos».
Durante a semana, têm lugar muitas outras acções em vários concelhos do distrito de Lisboa, nos locais de trabalho e na rua, abrangendo todos os sectores, informa em nota à imprensa.
Estas acções realizam-se num quadro de «aproveitamento da situação epidémica», em que «o patronato avança na tentativa de retirada de direitos», desde o direito à segurança e saúde no local de trabalho, o direito às férias, a alterações unilaterais de horários de trabalho e à supressão de suplementos remuneratórios.
No documento, a USL refere ainda os despedimentos levados a cabo por muitas empresas e os abusos na utilização do teletrabalho, bem como a acumulação do regime do lay-off com a actividade normal e, em alguns casos, mantendo mesmo a actividade subsidiada.
Além das questões da saúde, existem reivindicações dos trabalhadores que «não podem ficar sem resposta» por parte das empresas e do Governo, nomeadamente o aumento geral dos salários para todos os trabalhadores em 90 euros, a fixação do salário mínimo nacional nos 850 euros, o combate à precariedade e a aplicação das 35 horas de trabalho semanal para todos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui