O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) revelou, em comunicado, que este resultado foi fruto da intervenção da comissão sindical e da denúncia da situação à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Em causa está o facto de, a 25 de Março, a gerência da Autoneum ter tomado a decisão unilateral de encerrar toda a actividade, alegando falta de encomendas devido ao surto epidémico de Covid-19 e ter comunicado aos trabalhadores que os dias 26, 27, 30 e 31 de Março lhes seriam descontados como dias de férias.
A comissão sindical opôs-se a este uso patronal das férias dos trabalhadores e exigiu que a gerência assumisse o pagamento dos dias em que a fábrica esteve encerrada.
«O direito a férias deve ser exercido de modo a proporcionar ao trabalhador a recuperação física e psíquica, condições de disponibilidade pessoal, integração na vida familiar e participação social e cultural», frisa o SITE Sul, acrescentando que as férias «não servem para fazer face a decisões patronais de encerramento de instalações».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui