Kalidás Barreto foi dirigente do Sindicato dos Têxteis do Centro, da Federação dos Sindicatos Têxteis e dirigente nacional da CGTP-IN, para cujo Conselho Nacional e Comissão Executiva foi sucessivamente eleito entre 1977 e 1996.
Enquanto activo defensor da unidade dos trabalhadores e contra o divisionismo sindical, desempenhou um importante papel na realização do Congresso de Todos os Sindicatos (CGTP) realizado em Janeiro de 1977.
É autor de várias publicações, nomeadamente Subsídios para a História do Movimento Operário em Castanheira de Pera e A Organização Profissional dos Trabalhadores Têxteis de Leiria.
Após o 25 de Abril de 1974 integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Castanheira e foi também o primeiro presidente eleito da Assembleia Municipal deste município.
Militante do Partido Socialista, Kalidás Barreto foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, em 1975. No 25 de Abril de 2004, o Presidente Jorge Sampaio concedeu-lhe a Ordem da Liberdade.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui