|mobilidade e transportes

Transporte gratuito em Matosinhos para portadores de incapacidade superior a 60%

Cidadãos portadores de incapacidade igual ou superior a 60% residentes em Matosinhos vão ter acesso gratuito aos transportes públicos da rede Maré a partir de Setembro, graças a uma proposta da CDU.

CréditosJosé Pedro Rodrigues

A iniciativa foi apresentada esta semana pelo vereador José Pedro Rodrigues, da CDU, na reunião da Câmara Municipal, e tem como objectivo garantir a gratuitidade dos passes de transporte público da rede Maré para todos os cidadãos residentes em Matosinhos portadores do Atestado Médico de Incapacidade Multiusos igual ou superior a 60%, que engloba os portadores de doenças ou deficiências crónicas extremas.

Em declarações ao AbrilAbril, o vereador afirmou que cerca de 3200 munícipes se enquadram nesta medida e que a extensão da gratuitidade do passe monomodal Maré a estes cidadãos, portadores de doenças de natureza crónica, permitirá «a sua melhor inclusão social, garantindo acesso em condições mais favoráveis aos vários espaços que preenchem o seu quotidiano», desde o local de trabalho ao comércio e aos serviços públicos.

O vereador da CDU sublinhou que este apoio «está em linha com o disposto na Constituição da República Portuguesa no que respeita à promoção do bem-estar e qualidade de vida da população» e à realização de «uma política nacional de prevenção e de tratamento, reabilitação e integração dos cidadãos portadores de deficiência e de apoio às suas famílias», e corresponde também ao objectivo de «fazer de Matosinhos uma comunidade mais justa, inclusiva e solidária».

Admitindo que foi «um dos momentos importantes do mandato», José Pedro Rodrigues garantiu que continuará o trabalho para «cuidar de todos» e que em breve «haverá mais novidades».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui