|precariedade

Águas do Algarve: salários baixos e lucros de milhões

É uma das empresas do grupo AdP com os trabalhadores mais qualificados, mas recusa-se a aumentar salários apesar dos lucros de milhões, denuncia o sindicato.

Créditos / Postal do Algarve

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) afirma, através de comunicado, que, «em todas as reuniões realizadas durante os últimos anos», tem vindo a alertar a administração da empresa Águas do Algarve para a necessidade de melhorar os vencimentos dos trabalhadores.

Uma vez «apresentar permanentemente resultados positivos e lucros de milhões de euros, não se compreende que a empresa não actualize os salários dos seus trabalhadores e continue a praticar congelamento salarial», denuncia.

O SITE Sul fundamenta a sua posição através de exemplos, como o dos técnicos operativos das estações de tratamento de águas residuais (ETAR), onde, apesar da «enorme responsabilidade», alguns recebem apenas um vencimento de 677 euros, ou dos técnicos operativos das estações de tratamento de água potável. Estes trabalhadores gerem, supervisionam e distribuem por todo o Algarve milhões de litros de água diariamente e alguns, acusa o sindicato, recebem apenas 781 euros mensais.

Segundo a nota, a situação estende-se a «muitos outros», nos diversos departamentos, «criando um ambiente de desmotivação entre os trabalhadores».

O sindicato diz mesmo que a Águas do Algarve é a empresa do grupo AdP com os trabalhadores mais qualificados, «algo que não é tido em conta na melhoria salarial e na sua motivação, [...], levando inclusivamente à saída de bons profissionais da empresa». Revela, por outro lado, que a empresa tem dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados devido às condições que oferece. 

Neste sentido, o SITE Sul apela à administração da Águas do Algarve que «corrija rapidamente» esta situação, «sob pena de perder a qualidade de recursos humanos que tem e a qualidade do serviço prestado».

Os lucros da holding AdP aumentaram 73% no ano passado, para 79,8 milhões de euros, atingindo o melhor resultado de sempre.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui